Diagnóstico e Terapêutica Cardiovascular
Avaliação Anátomo-Funcional da Terapêutica Cirúrgica: Estudo de técnicas inovadoras e avanços na correção cirúrgica das afecções cardíacas e da aorta. Análise evolutiva de resultados terapêuticos, das modificações nos cuidados peri-operatórios e da incorporação de tecnologias
Avanços em Métodos de Diagnóstico Cardiológico: Estudo sobre a avaliação da função ventricular esquerda, sistólica e diastólica, cardiopatia isquêmica e hipertensiva, valvopatias e miocardiopatias, assim como desenvolvimento de ferramentas de informática por métodos de imagem e banco de dados.
Estudos Funcionais e Intervenções Experimentais: Estudos dos efeitos das intervenções medicamentosas, genéticas, por cateter e cirúrgicas, sobre a função cardiovascular em laboratório experimental.
Estudos Avançados em Fibrilação Atrial: Estudo de novas abordagens farmacológicas e não-farmacológicas das arritmias cardíacas, sua efetividade e seus resultados clínicos.
Biologia molecular de doenças crônico-degenerativas com ênfase em doenças cardiovasculares; terapia gênica e celular em doenças cardíacas: Estudos, em modelos experimentais em pesquisa clínica, de terapêutica das doenças cardiovasculares por técnicas de terapia gênica (utilizando Fator de Crescimento Vascular Endotelial VEGF165) e de terapia celular (por meio de células tronco da medula óssea), por abordagens percutâneas, intracoronárias ou transendocárdicas, cirúrgicas convencionais e videocirugia. São estudados modelos de cardiopatia isquêmica aguda e crônica, além das cardiomiopatias não-isquêmicas, podendo ser estendidos os estudos para outras doenças cardiovasculares.
Reabilitação e educação transdisciplinar em cardiologia: Intervenções transdisciplinares em reabilitação e prevenção cardiovascular, aderência terapêutica, orientações em saúde, educação em saúde, conhecimento do paciente sobre condições cardiovasculares, pesquisa em tradução eletiva do conhecimento clínico, intervenções transdisciplinares de melhora da qualidade e perspectiva de vida, em serviços de saúde.
Cardio-Oncologia Translacional: Trata-se de uma linha de pesquisa que aborda os efeitos tóxicos dos antineoplásicos sobre o sistema cardiovascular. Em virtude do aumento dos sobreviventes ao câncer e da incidência de doenças cardiovasculares nesta população, estratégias cardioprotetoras e regenerativas são uma demanda urgente. O estudo da cardiotoxicidade através desta linha de pesquisa busca, através de modelos in vitro, in vivo e de estudos em humanos, descrever mecanismos celulares e moleculares da cardiotoxicidade; identificar alvos terapêuticos profiláticos e preventivos e biomarcadores, bem como o estudo de estratégias de regeneração miocárdica.